Crianças da comunidade cabo-verdiana radicada na Itália participaram na Jornada Mundial das Crianças (GMB), evento realizado pela primeira vez e fortemente apoiado pelo Papa Francisco para sublinhar a importância dos pequenos na construção de um futuro de paz e fraternidade.
No sábado, dia 24, o dia começou com diversas atividades na Vila Olímpica, como nos contam nas diversas arquibancadas onde se reúnem recantos de jogos, arranjos de diversas culturas…; houve também momentos de animação, interpretação de canções em que as crianças trajadas com as cores da bandeira cabo-verdiana participaram com as músicas “Somos de Cabo Verde”, “Sodade” (Cesária Évora) e “Dança ma mi Criola” (Tito Paris) e, por fim, os ensaios gerais do hino cantado no Olímpico deste GMB.
Seguiu-se uma pausa para almoço e depois continuou-se com o desfile de apresentação dos vários países participantes e o encontro com o Santo Padre no Estádio Olímpico. As diversas perguntas das crianças apresentadas ao Santo Padre foram especialmente tocantes, mostrando-nos a beleza da família e a importância da inocência das crianças que nos chama à conversão.
No domingo, dia 25, solenidade da Santíssima Trindade, o Papa presidiu a missa na Praça de São Pedro, onde se estimou a presença de 50 mil pessoas. O Pontífice pediu às crianças que rezassem a Jesus pelo mundo inteiro, pelos pais, pelos avós, pelos colegas doentes e pela paz.
Foram 2 dias muito desafiantes, mas valeu a pena ver o sorriso dos pequenos, a felicidade, o espanto nos seus olhares, a humildade, a partilha entre uns e outros, não só um sorriso, mas os rostos que usavam e a bandeira nacional.
Um agradecimento especial a todos os nossos filhos, pais, ao nosso capelão, aos organizadores, aos participantes e a todos aqueles que não puderam participar, mas nos acompanharam.
Maria de Lourdes Jesus (Itália)