Um total de 61 dos 267 casos notificados do novo coronavirus registados em Cabo Verde desde o inicio da pandemia estão recuperados e já tiveram alta hospitalar. Hoje foram para casa mais um paciente na ilha da Boa Vista e dois no Hospital Agostinho Neto na cidade da Praia, revelou o Director do Serviço de Prevenção e Controlo da Doenca, Jorge Barreto.
Jorge Barreto repetiu os dados do comunicado do ministério da Saúde e Segurança Social divulgados no inicio da manhã desta terça-feira que revelaram que, das 25 amostras analisadas, todas de suspeitos e contactos de casos confirmados, sete foram positivos e todos do concelho da Praia. Hoje há ainda mais um caso suspeito no concelho de Santa Catarina de Santiago.
“Estão internadas e em isolamento com covid-19 um total de 202 pessoas em todo país, das quais 194 na Praia, seis na Boa Vista e um no Tarrafal. Dos 61 recuperados, 47 são da ilha das Dunas, 10 da Praia e três de São Vicente”,indicou Barreto, que considerou uma “boa notícia” as três altas dadas a doentes hoje.
Outra boa nova é a realização de testes rápidos para pesquisa de anticorpos. De acordo com o Director de Serviço de Controlo e Prevenção da Doença, os dados são provisórios mostram que já foram realizados 262 testes na Boa Vista – Rabil e Sal Rei – todos com resultados negativos. Também foram testados quatro profissionais de saúde que fazem o atendimento de pessoas em isolamento e os resultados foram negativos.
“Aplicamos ainda um teste rápido para pesquisa de anticorpo a uma pessoas com diagnostico Covid-19 através do PCR a cerca de 15 dias. O resultado foi positivo para IgG e negativo para IgM Z. Significa que ela já tem imunidade para Sars-Cov-2. Esta pessoa tinha os seus dois exames de controlo PCR negativo. Quiseram confirmar se uma pessoa com resultado confirmado, qual seria o desempenho do teste, o que era esperado.”
No concelho da Praia o número de testes rápidos realizados chega a 578 mas, segundo Barreto, ainda nāo foram feitas as descriminações. Certo é que até agora o município da capital contribui com 75% do total dos casos notificados, enquanto Boa Vista responde por 21%. Aqui importa referir que há duas semanas a ilha das Dunas não regista nenhum caso positivo.
A taxa de letalidade global da doença em Cabo Verde é de 0,7%. já para pessoas com mais de 60 anos aumenta para 8,7%.