Pub.
Social

Cooperação: Global Learning Chartes Public School oferece 35 computadores à ES Jorge Barbosa

Pub.

A Escola Secundária Jorge Barbosa foi agraciada com 35 computadores e outros materiais, doados pela Global Learning Chartes Public School de New Bedford nos Estados Unidos da América, instituição com quem acabou de firmar uma parceria que promete ser frutífera. As duas escolas, que estão a desenvolver em conjunto um projecto sobre a pesca da baleia, agendaram um segundo encontro para 2020, também aqui em São Vicente. 

No balanço desta visita, a directora da Escola Secundária Jorge Barbosa, Gilda Fortes disse estar satisfeita com esta cooperação, que permitiu a sua escola receber uma missão de nove pessoas desta sua congénere durante duas semanas, ou seja, de 21 a 28 de Junho. A delegação, constituída pelo Director executivo Steven Furtado, o Director Social, Comunidade e Família Adónis Ferreira, e ainda por dois administradores da área de informática e coordenadores das disciplinas, veio inteirar-se do andamento do projecto e conhecer e firmar a parceria com a ES Jorge Barbosa.

Publicidade

“Esta é uma parceria de ajuda mútua. Nós vamos ajudar a Global Learning Chartes Public School na vertente cultura e eles retribuem com donativo. Por exemplo, nesta primeira visita trouxeram 35 computadores e materiais escolares, designadamente cadernos, borracha, lápis, caneta, de entre outros”, informa Gilda Fortes, realçando que esta doação veio em boa hora.

É que, frisa, neste momento a escola integra um agrupamento constituído pelas Escolas de Ensino Básico Obrigatório (EBO) de Fonte Inês e Espia vão ajudar os alunos destes dois estabelecimentos de ensino no seu processo de aprendizagem. “Nós, aqui na escola, já temos duas salas de informática. É por isso que digo que estes equipamentos vão apoiar, sobretudo os discentes do EBO. Vamos abrir mais uma sala de informática destinado à estes alunos”.

Publicidade

Durante a estada no Mindelo, os integrantes da delegação assistiram a apresentação do projecto de Pesca da Baleia por alunos de “Jorge Barbosa”, acompanharam uma exposição de trabalhos sobre a mesma temática, um mini desfile carnaval, o arraial de São João e uma tarde de chã cultural, com a presença do corpo docente daquele estabelecimento de ensino. Houve ainda apresentação de capoeira e encontros de grupos disciplinares.

“Foram encontros específicos dos grupos disciplinares de Inglês, Matemática, Ciências, Gabinete de orientação e Educação Artística, e contaram com a presença dos professores destas disciplinas da nossa congénere dos EUA. Foram encontros muito produtivos”, revela Gilda Fortes.

Publicidade

Razões que levam Gilda Fortes a afirmar que este intercâmbio foi manifestamente positivo. Aliás, um próximo encontro já está agendado para o próximo ano lectivo, sendo que a escola começou, desde logo, a preparar para receber condignamente os seus pares dos EUA.

Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo