Um cidadão russo foi detido em S. Vicente e, segundo a Procuradoria-Geral da República, encontra-se encarcerado na cadeia de Ribeirinha a aguardar o processo de extradição. A operação foi desencadeada anteontem com base num mandado internacional com red notice da Interpol.
“Presente ao Tribunal da Relação de Barlavento para audição pessoal, nos termos da Lei Interna da Cooperação Judiciária Internacional em matéria penal de Cabo Verde, a detenção efetuada foi confirmada, aguardando assim o referido cidadão, em regime de detenção provisória, os ulteriores termos do processo de extradição“, revela a PGR.
Este caso, salienta esse órgão do Ministério Público, é o quinto pedido de extradição que Cabo Verde recebe em menos de um ano, sendo os demais provenientes dos Estados Unidos da América, da Roménia, da Itália e do Reino Unido. Os processos da Roménia e da Itália estando já concluídos, aguardando-se apenas a remoção do extraditando pelo país requerente.
Um dos pedidos mais mediáticos, no entanto, refere-se ao que envolve o empresário Alex Saab, preso no aeroporto do Sal no dia 12 de junho passado e que está neste momento em prisão domiciliária, à espera da conclusão do pedido de extradição para os Estados Unidos, onde pode responder por alegados crimes de corrupção e lavagem de capitais.