Pub.
Social
Tendência

Cerca de 200 efectivos da PN garantem Natal e S. Silvestre em segurança em S. Vicente 

Pub.

Cerca de 200 efectivos da Polícia Nacional já estão a trabalhar no terreno para garantir o Natal e a passagem de ano em segurança na ilha de São Vicente. O plano operacional da PN arrancou no dia 15 de dezembro e vai até 05 de Janeiro e, segundo a Comandante Regional, Firmina Melício, está focado na prevenção, mas tem também uma vertente repressiva por forma a manter e repor a ordem pública. 

Este plano, diz a comandante, tem como finalidade garantir que o Natal e o fim-de-ano decorram da melhor forma na ilha. “A Polícia Nacional tem a missão de trabalhar diariamente, garantindo a segurança dos cidadãos. Mas, na quadra festiva, a população da ilha aumenta de forma considerável com a chegada de mais visitantes – emigrantes e turistas – e também pessoas de São Vicente que vivem em outras ilhas e que vêm passar as festas com os familiares. Neste sentido, cabe a nós, enquanto comando, aumentar o número de efectivos e de operações”, justifica.

Publicidade

Isto porque, afirma Melício, quando há maior movimentação a tendência é para o aumento da criminalidade. “Por isso, temos é de precaver. E estamos a trabalhar na prevenção, aumentando o efectivo. Mas estamos a trabalhar com aquilo que temos, pelo que optamos por reduzir o tempo de repouso dos agentes”, explica, realçando que, por outro lado, também acabam por absorver também os que trabalham nos serviços administrativos e outros, por forma a aumentar a actividade da polícia na rua.

Em suma, o plano visa garantir a segurança e tranquilidade públicas que podem ser postas em causa, não só devido a comportamento rotineiros da população em geral, mas também através da prática de determinados tipos de criminalidade. Para o efeito, diz, a polícia vai estar mais visível nos locais de grande movimento de pessoas e bens e serão realizadas mais operações de rusgas, buscas e fiscalização. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo