Pub.
Escolha do EditorSocial
Tendência

Centro SOS sensibiliza comunidades de D’box de Jon Debra e Cova para “Importância da família” e “Responsabilidade parental”

Pub.

O Centro Social SOS esteve no terreno este fim-de-semana em São Vicente a fazer sensibilidade comunitária. Na zona da Ribeirinha D’box de Jon Debra realizou um evento intitulado “Importância da Família e o seu impacto económico na vida das crianças”, enquanto que em Cova em Monte Sossego o foco esteve na “Responsabilidade Parental – Um dever, um ato de amor!”. 

Foram momentos de partilha e convívio, mas também foram aproveitados para transmitir mensagens sobre “A importância da família e o seu impacto na vida das crianças. “Começamos a nossa actividade na Ribeirinha – D’box de Jon Debra com uma actuação de tamboreiros e distribuição de folhetos pela comunidade. De seguida, concentramos à frente da oficina do Lidja, onde apresentamos uma peça de teatro que que destaca o poder da união familiar e a importância da família na vida das crianças, com participação especial da Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo, e uma conversa aberta com um pastor da Igreja do Nazareno. Tivemos ainda artistas da comunidade”, detalhou Vânia Isabel. 

Publicidade
Ribeirinha – D’ box de Jon Debra

Apesar de estar direccionado especialmente para os beneficiários do Programa de Reforço Família – Melhorando a situação das crianças da cidade do Mindelo, através da capacitação parental e do empoderamento económico das famílias, foi uma actividade aberta à toda a comunidade de Ribeirinha D’box Jon Debra e contou com uma boa participação das famílias.

Pastor da Igreja do Nazareno, Renato Moreira

Ontem, em Monte Sossego, centrou-se na responsabilização parental. Segundo a assistente social Noémia Lopes, pretendeu-se com a actividade sensibilizar as famílias contempladas por este projecto, mas também as pessoas da comunidade para a importância de assumirem as suas responsabilidades. “Chamamos a atenção das pessoas para os seus deveres enquanto pais e cuidadores. Infelizmente, temos percebido que os pais têm estado a descurar do seu dever e a passar esta responsabilidade para as escolas ou para outras pessoas, caso por exemplo dos avós”, clarificou. 

Publicidade

“Tivemos uma boa adesão, ainda que um bocadinho abaixo das nossas expectativas. Mas foi bom porque as pessoas participaram de forma activa. Tivemos testemunhos, foram colocados dúvidas e levantado alguns questionamentos. Acreditamos que a nossa mensagem pouco a pouco vai chegando aos destinatários”, acrescentou, citando um exemplo de um homem que se apresentou como pai e mãe, o que mostra que há algumas mães que também acabam por descurar das suas responsabilidades. 

Advogada e secretaria da mesa da AMSV, Dirce Vera-Cruz

Também em Monte Sossego, as atividades iniciaram com desfile de tamboreiros  pela comunidade e entrega de folhetos, a semelhança do que foi feito em Ribeirinha. No polivalente, ao lado da loja Zeferino, realizou-se uma conversa aberta com a advogada e secretaria da mesa da Assembleia Municipal, Dirce Vera Cruz. Houve ainda intervenção de membros das associações comunitárias. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo