O Hospital Dr. Baptista de Sousa em reação à notícia publicada no jornal online MindelInsite sobre a criança de 10 anos que foi atendida nas Urgências e à qual foram solicitados exames complementares, esclarece o seguinte:
É missão do HBS garantir um acesso equitativo e de qualidade a todos os Cabo-verdianos independente da sua condição social, diagnosticar e tratar com todos os meios existentes localmente. Não existindo meios locais, os doentes são encaminhados através de mecanismos próprios, nacionais e internacionais.
Esta criança, em particular, foi atendida e avaliada por um conjunto de médicos especialistas do HBS, não apresentava critérios de internamento e de urgência, foi encaminhada para a consulta, medicada e orientada quanto aos exames complementares de diagnóstico necessários para um melhor esclarecimento e encaminhamento da doença.
A mãe foi orientada a procurar a Câmara Municipal da sua zona de residência, sem urgência, por ser de uma família carenciada. Este é o procedimento habitual e tem funcionado sempre que é necessário a intervenção das Câmaras Municipais que respondem pelo Ministério da Família Inclusão e Desenvolvimento Social.
Hospital Dr. Baptista De Sousa
Aos 7 de Outubro de 2021
A PCA do HBS Ana Brito