Um camião carregado de areia foi interceptado pela Polícia Marítima e obrigado a devolver a carga às dunas de Salamansa, conforme informação avançada ao Mindelinsite pelo comandante Pedro Lopes. O alerta foi dado pelo Centro de Comando da Polícia Nacional, após visualização nas câmaras de segurança, tendo este accionado a patrulha da PM, que ocorreu de imediato ao local.
De acordo com este entrevistado, a Policia Marítima foi acionada ontem por volta das 11 horas pelo Centro de Comando, que a informou que um camião estava a apanhar areia nas dunas de Salamansa. “A nossa patrulha da policia marítima se encontrava na altura na Baia da Gatas, pelo que se deslocou de imediato ao local e conseguiu apanhar o camião em flagrante, ainda em Salamansa”, relata este oficial.
A PM, prossegue Pedro Lopes, obrigou o condutor a retornar às dunas para despejar a areia. Na sequência, diz, a viatura foi apreendida. “Vamos agora fazer o auto e enviar para a Capitania dos Porto para aplicação da respectiva coima por se tratar de uma contra-ordenação”, acrescenta o comandante, que lamenta mais esta acção predatória num “lugar bonito” como as Dunas de Salamansa.
Com esta denúncia, este oficial da PM espera desestimular outros condutores a fazer apanha de areia neste e em outros locais interditos da ilha de S. Vicente, tendo em conta o forte impacto ambiental. Este conta ainda que, recentemente, foi apreendido um outro camião carregado de areia em Salamansinha.