O avião King Air 360 efectuou ontem a sua primeira evacuação aeromédica com o transporte de dois pacientes em situação de emergência da ilha da Boa Vista para a cidade da Praia. A missão contou com o apoio de uma equipa técnica de enfermeiros especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, que, segundo nota de imprensa, estava devidamente equipada com material clínico esencial para garantir a estabilização e monitorização dos doentes durante o voo.
Assegura o Ministério da Saúde que os pacientes foram transferidos com sucesso. Um deles, um homem, foi levado de imediato para o serviço de urgência geral do Hospital Universitário Agostinho Lopes, enquanto uma mulher gestante foi encaminhada para a urgência de obstétrica da Maternidade do mesmo estabelecimento Hospitalar. “Ambos deram entrada em estado clínico estável.”
Este marco operacional, conforme o Ministério da Saúde, resulta de uma parceria estratégica com o da Defesa Nacional, no quadro da visão integrada do Governo de Cabo Verde para a promoção de um “sistema de saúde mais acessível, resiliente e inclusivo”. “A integração da aeronave King Air 360 ER nas operações da Guarda Costeira reflete o investimento público contínuo na modernização dos meios de resposta médica de emergência, com ganhos diretos e visíveis para a população cabo-verdiana”, considera o MS, que elogia a sinergia existente com a sua congénere da Defesa em termos de evacuações médicas entre as ilhas.
King Air 360, recorde-se, foi recentemente comprado pelo Estado de Cabo Verde e integrado na Guarda Costeira. Para as Forças Armadas, essa operação representa um passo decisivo no reforço da resposta nacional às emergências médicas internas, assegurando maior eficácia, rapidez e segurança na transferência de pacientes em estado crítico para unidades de referência.