Pub.
Social
Tendência

Associação solidária retoma actividades nos EUA com “Marcia’s brunch” no Texas

Pub.

A House Wives Productionz, uma organização comunitária criada em 2016 por um grupo de dez cabo-verdianas então radicadas em New Jersey, Estados Unidos da América, para apoiar pessoas carenciadas ou que precisam de ajudas pontuais, decidiu retomar as suas actividades após uma pausa forçada, na sequência da pandemia da Covid-19, com a realização de um brunch-solidário. Esta é uma das primeiras actividades desta associação, depois que se expandiu para o Texas.

Em declarações ao Mindelinsite a partir do Texas, Sandra Morgado explica que neste momento sete elementos do HWPZ vivem em New Jersey e três mudaram para o Texas, pelo que decidiram também realizar atividades neste Estado, onde residem alguns crioulos e tem comunidades brasileira e angolana. “São pessoas com quem passamos a conviver e que, entendemos, podem apoiar as nossas causas solidárias. Foi com este entendimento que realizamos, no passado dia 11 de março, um primeiro evento, que não teve grande impacto porque agora que estamos a tentar penetrar nestas comunidades. Decidimos, no entanto, realizar um brunch-solidário no dia 2 de abril próximo, para apoiar uma mulher de nacionalidade brasileira a quem foi diagnosticado um câncer de mama.” 

Publicidade

Em Cabo Verde, a HWPZ trabalha com a Urgimed, no quadro de um protocolo assinado em fevereiro de 2021 para apoiar mulheres carenciadas na realização de mamografias gratuitas. De imediato, cerca de 60 mulheres de São Vicente e Santo Antão puderam efectuar este exame específico. E, infelizmente, segundo Sandra Morgado, foram diagnosticados alguns casos de câncer de mama. “Este ano estamos a trabalhar para realizar o nosso grande evento no próximo mês de outubro. Iremos realizar uma grande gala de angariação de fundos, que serão enviados para a Urgimed para que mais mulheres possam ser contempladas. Esta é uma causa nobre para nós”, diz, lembrando que há mais de três anos que a associação apoia o despiste precoce de câncer de mama na Clínica Urgimed em São Vicente.

Até lá, afirma, esta associação de mulheres vai continuar a promover pequenos eventos solidários para causas menores, lembrando que a HWPZ surgiu de forma espontânea durante um convívio na residência de um dos elementos, após constatarem que não existia nenhuma organização a quem recorrer na comunidade de New Jersey. “Logo no nosso primeiro evento decidimos apoiar uma mulher que tinha vindo de Cabo Verde para os EUA com câncer de mama. Ela que não tinha seguro e precisava de recursos para os exames e tratamento. Ficamos surpresas com o montante arrecadado. Ganhamos novo fôlego para continuar a ajudar outras pessoas. Decidimos então reforçar e planear mais eventos não apenas para ajudar doentes com câncer, mas pessoas carenciadas de uma maneira geral.”

Publicidade

Infelizmente, diz, a pandemia da Covid-19 veio colocar um travão no entusiasmo e na dinâmica do grupo, que decidiu retomar as suas actividades, ainda que de forma muito tímida, com a realização de algumas rifas ou outros eventos menores. Todos os recursos arrecadados, garante este integrante da HWPZ, são canalizados para ações solidárias. “As pessoas já nos conhecem e confiam no nosso trabalho em New Jersey. Queremos agora conquistar as comunidades no Texas. Esta divisão permite-nos expandir a nossa actuação e, todos que conhecem as nossas causas, ficam satisfeitos por ajudar”, pontua Sandra Morgado, que encabeça este grupo de mulheres, donas de casas, trabalhadoras e mães, que decidiram dedicar parte do seu tempo livre a esta organização, cujo trabalho considera nobre. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo