A associação representativa das peixeiras de S. Vicente promove hoje um encontro comunitário na zona do Madeiral, enquadrado na campanha internacional “16 Dias de Activismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Raparigas”. A actividade acontece a partir das 11 horas e inclui a apresentação de uma peça teatral dedicada ao tema da violência contra mulheres e meninas, tarde de convívio e reflexão, com partilha de experiências e fortalecimento da solidariedade comunitária. Além disso, a Associação de Peixeiras do Mindelo vai aproveitar o momento para aumentar a sensibilização sobre prevenção, direitos, mecanismos de denúncia e serviços de apoio.
“Com esta iniciativa, a associação pretende criar um espaço seguro, participativo e informativo, incentivando a comunidade a envolver-se ativamente na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e livre de violência”, explica a organização.
Em nota, a APM salienta que 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra Mulheres e Meninas, é um momento de chamada de atenção global para a persistência da violência baseada no género, que continua a afetar a classe feminina em todos os contextos. No setor das pescas, denuncia, muitas peixeiras enfrentam diariamente situações de assédio, discriminaçãoe vulnerabilidade, o que torna a iniciativa particularmente relevante em S. Vicente.
A campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Raparigas, decorre de 25 de novembro a 10 de dezembro e, para a APM é uma oportunidade para reforça o seu compromisso com a promoção da dignidade, dos direitos e da proteção das mulheres que trabalham no setor das pescas e da venda de pescado.







