Pub.
Social
Tendência

Alerta de tempestade: INMG prevê “apenas” ocorrência de chuva e trovoada

Pub.

Desde o inicio da manhã que várias pessoas estão a publicar alertas de tempestade para esta tarde e noite nas redes sociais. Chamadas de atenção são feitas também pelo Provedor do Mindelo e pelo antigo vice-PM e ministro da Economia, Gualberto do Rosário, que fala em “chuva e vento fortes”. Mas a previsão do tempo feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, informa apenas que o céu está nublado, evoluindo para muito nublado, com ocorrência de chuva. 

De acordo com o boletim meteorológico do INMG, até 12 horas, nas ilhas ocidentais de Barlavento, ou seja, Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, o céu está nublando, evoluindo a muito nublado ou encoberto, com ocorrência de chuva, podendo por vezes ser localmente forte e acompanhada de trovoada. A visibilidade é boa, reduzindo-se a moderada ou má e soprando temporariamente com rajadas entre os 55-65 km/h.

Publicidade

A mesma previsão para as ilhas orientais de Barlavento, Sal e Boa Vista, isto é, céu nublado, evoluindo a muito nublado a encoberto, com ocorrência de chuva, pondendo ser por vezes forte e acompanhada de trovada. A­ visibilidade  é  boa, reduzindo-­se a moderada ou má durante a precipitação. O ­vento   sopra de NE   moderado   ou   fresco   (22   –   38   km/h),   rodando   para   SE,   soprando temporariamente muito fresco (39 – 49 km/h), com rajadas  fortes  (51 – 56 km/h).

Também nas ilhas de Sotavento, o céu está nublado ou muito nublado, com  ocorrência de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada.  A visibilidade é boa,  reduzindo­-se   a   moderada   ou   má  e o vento sopra fresco a moderado, com rajadas fortes. A temperatura máxima oscila entre 29/30 ºC   e mínima 23/24 ºC  .

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo