Pub.
Sem categoria
Tendência

MP acusa 4 pessoas de lavagem de capitais em alegado desvio de fundos do INPS

Pub.

O Ministério Público formalizou acusação contra 4 pessoas num alegado caso de desvio de fundos do Instituto Nacional de Previdência Social. Em comunicado publicado no Facebook oficial, a Procuradoria-Geral da República informou que a instrução do processo aconteceu no dia 25 de julho deste ano e que agora foi imputado aos 4 indivíduos a prática, em co-autoria material e na forma consumada, de um crime de lavagem de capitais.

O Ministério Público requereu ainda a perda, a favor do Estado, em caso de condenação, da quantia de 25.700 contos, apreendida nos autos e descrita na acusação como vantagem financeira proveniente da prática do suposto delito.

Publicidade

Sem mencionar nomes, a PGR salienta que o caso envolve uma ex-Presidente do Conselho de Administração do instituto, um administrador, o antigo assessor jurídico do INPS e mais um indivíduo de nacionalidade portuguesa. Explica que correram termos no Departamento Central de Ação Penal os autos de instrução registados na sequência da separação dos processos em que o Ministério Público havia, em 2022, deduzido acusação contra a antiga presidente do Conselho de Administração, o administrador, o antigo assessor jurídico do INPS e a outro cidadão de nacionalidade portuguesa, pela prática, em coautoria, de um crime de peculato.

Realizadas todas as diligências que se revelaram úteis à descoberta da verdade material dos factos sob investigação, diz a nota, foi determinada no dia 25 de julho de 2025 o encerramento da instrução. Na sequência, o MP deduziu acusação e requereu julgamento em Processo Comum, perante Tribunal Singular, visando a efetivação da responsabilidade criminal dos quatro suspeitos. Cada um deles vai responder pela alegada prática, em coautoria, de um crime de lavagem de capitais.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo