Pub.
Sem categoria
Tendência

EDEC inicia instalação de 4.000 luminárias a nível nacional: Brava, a primeira ilha 100% iluminada com LED

Pub.

A EDEC iniciou ontem a instalação de mais de 4.000 luminárias em todas as ilhas, que, conforme a empresa, vão complementar outras 12 mil já colocadas nalguns centros urbanos. Orçado em 27.442 contos, o projecto de eficiência energética apresenta três componentes principais. O primeiro, explica a Empresa de Distribuição de Electricidade de C. Verde, vai possibilitar a totalidade da iluminação pública da Brava com 1.100 luminárias LED, com a consequente substituição integral dos sistemas tradicionais. Desta forma, a chamada ilha das flores passa a ser a primeira em C. Verde com 100% de iluminação pública em LED, com um investimento de 7 mil e 75 contos.

O segundo componente visa colocar 728 e 490 pontos de luminárias LED respectivamente em Mangui e Tchon Bom, no Tarrafal de Santiago, com um custo de 7.900 contos. O obectivo do projecto é que as duas localidades passem também a ter iluminação pública global com esse tipo de lâmpadas.

Publicidade

O terceiro, conforme a EDEC, será possibilitar o reforço da iluminação nas regiões Norte e Sul, com a instalação de 1.682 luminárias em S. Vicente, Santo Antão. S. Nicolau, Sal, Maio, Santiago e Fogo, num investimento de 12.418 contos.

A empresa assegura que essas mudanças vão permitir a redução de 60% no consumo de energia (equivalente a 613.200 kWh/ano) e a diminuição anual de emissões de CO2 em 329 toneladas. Além disso, diz a EDEC, vão trazer benefícios económicos anuais de 3.263 contos pela redução de emissões e contribuir para uma melhor iluminação pública, mais segurança e valorização das comunidades.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo