Pub.
Pub.
CarnavalCulturaSem categoria
Tendência

Dupla Boss e Valdir dinamiza oficina para grupos e animadores do Carnaval na B. Vista: “Falar do enredo e estimular a criatividade”

Os premiados artistas plásticos Boss Brito e Valdir Brito estão na ilha da Boa Vista a dinamizar uma oficina de Carnaval, que visa repassar conhecimentos teóricos e práticos aos grupos e animadores com o objetivo de melhorarem os desfiles na cidade de Sal Rei. A expectativa, segundo Boss, é que os resultados sejam visíveis já no próximo ano, meta que ele diz acreditar devido ao nível de entusiasmo do grupo de 40 participantes, composto por dirigentes, costureiros, músicos, animadores culturais, entusiastas…

A oficina tem como foco principal mostrar aos interessados como elaborar e desenvolver um enredo e preparar carros alegóricos com os materiais disponíveis. “Muitos não têm noção sobre o que é o carnaval e tão pouco como preparar um enredo. Por isso decidimos abordar este tema importante e para hoje, segunda-feira, iremos centrar-nos na parte dos estaleiros para saberem como conceber e concretizar o projecto de um andor”, adianta Boss, para quem os grupos não precisam fazer neste momento carros alegóricos gigantescos, como os dos grupos oficiais de S. Vicente, mas focar em pequenas alegorias bem apresentáveis.

Publicidade

O carnavalesco Boss Brito está convencido que o produto a ser apresentado em 2026 vai surpreender o público e estimular mais participação dos grupos. Ele diz sentir isso nas conversas com os participantes, nas perguntas colocadas e no entusiasmo que demonstram sempre que nasce uma nova ideia. “Sinto que estavam apenas à espera de um empurrão, que está agora a acontecer”, comenta esse artista, que enaltece o empenho do amigo Gegê e da Câmara da Boa Vista na realização desse evento.

Num post no Facebook, esta edilidade salienta que a oficina está a ser palco de partilha de experiências, a promover momentos de reflexão, a abordar os principais desafios do setor, a apresentar formas de captação de financiamento e a organização dos projetos carnavalescos. “Entre os objetivos centrais da oficina estiveram o reforço das competências técnicas e criativas dos participantes, o estímulo à inovação nas produções carnavalescas, a promoção do trabalho colaborativo, a articulação com o setor hoteleiro e o incentivo à criação de um Núcleo de Carnaval, com vista a uma atuação conjunta e estruturada no desenvolvimento desta expressão cultural na ilha.”

Publicidade

Conforme a CMBV,  a diretora da Cultura, Leididiana Ascenção, sublinhou que a ação pretende colmatar o défice de formação existente no domínio do carnaval, oferecendo novas valências, capacitação e melhores condições para se elevar a qualidade da celebração. Destacou ainda o contributo dos dois jovens formadores provenientes de São Vicente, cuja participação enriqueceu o programa e inspirou os presentes a desenvolver um trabalho ainda mais sólido na Boa Vista.

A oficina termina hoje, dia 17 de novembro, e a CMBV espera que, com o aprimoramento das técnicas e a troca de experiências proporcionadas ao longo das sessões, seja possível planear de forma conjunta um Carnaval 2026 mais criativo, capaz de refletir o talento local e o crescente dinamismo cultural da ilha.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo