Começou hoje na cidade do Mindelo a segunda etapa do Campus da Matemática Gulbenkian 2025, que completa este ano a sua quinta edição. Após uma fase em Santiago, com a participação de 40 alunos do 10.º ano da região de Sotavento, chegou a vez dos estudantes do 11.º ano do Barlavento “mergulharem numa experiência imersiva que alia matemática, tecnologia, criatividade e trabalho em equipa”.
A iniciativa, promovida pela Universidade de Cabo Verde, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e o apoio do Ministério da Educação, decorre de 27 de julho a 1 de agosto na Faculdade de Educação e Desporto. Os participantes, informa a UniCV, irão explorar conceitos como teoria dos números, grafos, probabilidades, robótica e programação com Python, através de atividades práticas, jogos, visitas científicas e oficinas interativas. “Haverá também formações exclusivas para professores, focadas no uso do GeoGebra e abordagens STEAM no ensino da matemática”, acrescenta a instituição.
O evento conta com o envolvimento de formadores nacionais e internacionais, incluindo especialistas da área da educação, professores universitários e antigos alunos do campus, que regressam agora como mentores e testemunhos do impacto positivo do projeto.
Criado em 2021, o Campus da Matemática Gulbenkian tem como missão estimular o gosto pela matemática e combater o insucesso escolar nesta disciplina. Desde então, diz a UniCV, tem reunido jovens de todas as ilhas e formado dezenas de professores, consolidando-se como uma referência no reforço do ensino científico em Cabo Verde.