O mercado mindelense, à semelhança do resto do país, já está preparado para comercializar o Shell FuelSave, o novo gasóleo produzido pela Shell e comercializado pela Vivo Energy Cabo Verde. O produto foi formalmente apresentado ontem à noite, num acto realizado na Avenida Marginal, tendo o Eng. João Oliveira e Sousa destacado as vantagens financeiras e ambientais associadas ao combustível.
Em conversa com Mindelinsite, o PCA da Vivo Energy realçou as qualidades do fuel que, diz, apresenta uma dupla acção: a limpeza dos injectores dos motores e a redução de gases CO2 emitidos para o ambiente. “Com este gasóleo teremos motores mais dinâmicos e, com isso, uma diminuição do consumo de combustível, logo de emissão de CO2, muito presente nas tais fumaças dos carros”, frisa o gestor, sintetizando que os pontos fortes se resumem à melhoria da performance dos veículos e uma menor carga de poluição.
O novo gasóleo vem substituir totalmente o combustível anterior. Para isso, a Vivo Energy teve que esgotar o stock e ir armazenando o FuelSave em todos os postos de venda. O processo já está concluído e o combustível disponível para os condutores ao mesmo preço. “O novo gasóleo não irá encarecer o preço do combustível e isto é um aspecto fundamental. Vamos oferecer mais ao mesmo custo”, informa João Oliveira e Sousa.
Fabricado desde 2018, o gasóleo serve tanto para motores antigos como para os mais modernos. Por esta razão, acrescenta o PCA da Vivo Energy, não será preciso a coexistência com o fuel anterior. O produto é destinado aos táxis, hiaces, camiões e máquinas pesadas, mas as poupanças são sentidas particularmente nos veículos pesados, por usarem mais quantidade de combustível. Segundo a citada fonte, uma frota de autocarros nas Filipinas registou uma queda de 20 por cento no consumo de combustível. Nos automóveis, a poupança pode situar-se entre os 3 e 5 por cento, por terem tanques com menores capacidades.
O Shell FuelSave é um gasóleo destinado ao mercado global, podendo ser usado em motores modernos, como os Euro-6, e mais antiquados. O produto demorou a chegar ao mercado cabo-verdiano devido a pandemia da Covid-19 e por causa de todo o processo de substituição e de segurança, que foi supervisionado por especialistas da Shell.
O novo gasóleo utiliza tecnologia DynaFlex e foi concebido para proporcionar uma maior eficiência dos motores. A Shell, como explica a Vivo Energy, está constantemente a desenvolver os seus combustíveis, de acordo com as necessidades dos clientes e a inovação dos motores. O FuelSave, diz a empresa, é o resultado de um extensa pesquisa, desenvolvimento e testes efetuados ao longo de mais de 5 anos pela equipa internacional de cientistas da Shell.