Pub.
Escolha do EditorPublireportagem
Tendência

Empresárias promovem “semana de educação financeira” para ensinar qualquer um a lidar com o dinheiro e aplicar rendimentos

Pub.

Pertence ao grupo de pessoas que têm dificuldades em gerir o seu dinheiro, independentemente do seu ordenado? Se a resposta for positiva tem uma oportunidade para lidar com esse problema e aprender ainda a aplicar os seus recursos financeiros de forma inteligente.

Publicidade

Cientes dessa necessidade num país como Cabo Verde, onde boa parte da população sequer vive com o salário mínimo, as empresárias Rosalina Lima e Ana Fernandes organizaram a Semana da Educação Financeira, que irá decorrer de 21 a 25 de fevereiro na sala de formação da OMCV em S. Vicente. A ideia é ajudar as pessoas a reprogramarem as suas mentes em relação às crenças limitantes no campo financeiro e ajudá-las a sair do círculo vicioso de trabalhar-ganhar-gastar. “Vamos trabalhar a questão emocional – os padrões comportamentais – e que tem a sua influência directa na forma como lidamos com o dinheiro. A par disso vamos disponibilizar aos participantes ferramentas que lhes possibilitem organizar e gerir os seus ganhos. Para que possam traçar um plano de poupança e de investimento e consigam ter uma vida mais equilibrada”, explica Rosalina Lima, licenciada em organização e gestão de empresas.

Segundo esta gestora da empresa Natura-Babosa, alguns elementos contribuíram para a necessidade da realização dessa semana. Um deles o facto de haver muita gente indisciplinada em termos financeiros. Como diz, em Cabo Verde as crianças não recebem educação financeira e isto tão pouco ocorre na escola. E a agravar esse handicap, o custo de vida no país tende a aumentar. “Daí ser mais do que nunca necessário reeducarmos as pessoas nessa área, para que possam saber gerir os seus rendimentos”, frisa a cabo-verdiana Rosalina Lima.

Publicidade

Esta educadora e a sua parceira Ana Fernandes pretendem usar uma metodologia simples para trabalharem com os participantes. Deste modo, vão apostar no desenvolvimento das capacidades humanas e mudanças de mentalidade, através da técnica do coaching, e ao mesmo tempo no treino prático/dinâmico das novas valências. “Será uma simbiose perfeita dos dois campos: a mental e a prática”, salienta a portuguesa Ana Fernandes, gestora da empresa Krê Ser.

O evento é destinado a todos, isto é, pessoas particulares e funcionários de empresas. A formação custa 3.500 escudos, mas as empresas gozam de um desconto de dez por cento. As inscrições podem ser feitas através dos emails naturababosacv@gmail.com e kresercv@gmail.com. As aulas decorrem de 21 a 25 de fevereiro das 18 às 20 horas e trinta minutos na sala de formação da OMCV – S. Vicente.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo