Por: Arlindo Rocha
A frase de Raul Seixas ressalta a importância da colaboração na realização dos sonhos. Quando sonhamos sozinhos, nossas aspirações podem parecer distantes e efêmeras. No entanto, ao compartilharmos nossos sonhos e trabalharmos juntos para alcançá-los, estes são facilmente transformados em realidade. Portanto, a frase nos lembra que a união, a solidariedade, a empatia e o trabalho em equipe são fundamentais para o sucesso individual e coletivo.
Publicidade
A publicação do Manual de Filosofia é um sonho que vem me acompanhando desde 2016, e que agora se materializa graças aos amigos, colegas e professores que, juntos, tornaram este sonho uma realidade tangível. Entre os entusiastas deste projeto, destaco a valiosa contribuição do Doutor Alcides João Ramos, professor da Universidade de Cabo Verde (UniCV), polo II do Mindelo (São Vicente), carinhosamente tratado como “professor Tchida” pelos seus alunos e ex-alunos.
A despeito das suas obrigações académicas, o professor Alcides dedicou seu tempo e experiência para redigir o Prefácio deste Manual. Sua contribuição foi de suma importância, não apenas validando a relevância deste, mas também fornecendo uma orientação fundamental para compreendermos o valor académico do projeto.
A jornada académica é árdua, solitária e, por vezes, silenciosa. Contudo, afirmo e reafirmo que é gratificante lutar para fazer a diferença. Não é por vaidade, mas com o ideal e o sentido de dever em contribuir para o sistema educativo cabo-verdiano, especialmente com a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores, que há décadas aguardam por um Manual que os auxilie em suas atividades letivas.
Nesta jornada não estive sozinho, fui motivado e estimulado a continuar quando havia razões para desistir do projeto. Continuei por mim, pelos meus colegas e pelos alunos.
Por isso, resolvi compartilhar integralmente o Prefácio elaborado pelo professor Alcides, demonstrando assim a importância de reconhecer e valorizar o Manual que em breve estará disponível tanto no Brasil como em Cabo Verde.
“Há 17 anos tive o prazer de conhecer autor deste livro, ou seja, era seu professor no Curso de Filosofia, na altura a instituição tinha a designação de ISE (Instituto Superior de Educação). Posteriormente foi incorporada, em 21 de novembro de 2006, na estrutura de uma nova universidade que estava a emergir: a UniCV (Universidade Pública de Cabo Verde).
Foi, sem dúvida, um encontro promissor que está a dar os seus frutos porque, logo à primeira vista, se percebeu que se estava perante um estudante com muita capacidade e talento, que se revelou desde a primeira hora, ou seja, durante a sua formação e pós graduação, que se tem prolongado durante esses anos, como também no que concerne à parte investigativa, na qual resultou na elaboração de diversa obras e artigos científicos, bem como atividades de âmbito social que o mesmo tem tomado parte e, por último, ele nos patenteia com este magnífico Manual de Filosofia para o 10º ano de escolaridade, em conformidade com o programa da disciplina vigente em Cabo Verde.
Não obstante estar neste momento a residir no Brasil, num gesto de grande patriotismo e com noção do dever à Pátria que o viu nascer, produz este manual revelando, uma vez mais, o seu talento e a sua criatividade.
No primeiro contacto que tive com o mesmo, gostei, fiquei maravilhado, “como amor à primeira vista”. Uma obra muito bem estruturada, com uma linguagem simples, leve e de fácil leitura e compreensão; acessível aos jovens que estão dando os primeiros passos nos estudos filosóficos, obedecendo a todos os critérios pedagógicos, didáticos e científicos atuais.
No início de cada capítulo apresenta a descrição dos conteúdos e os objetivos a desenvolver e os resultados esperados. O desenvolvimento dos temas é feito com muita precisão didática, com muitas ilustrações e gravuras, juntando a um glossário; igualmente tem textos de apoio com perguntas para estimular o espírito crítico e reflexivo dos alunos. Os conteúdos são sempre enquadrados com a realidade cabo-verdiana e com ilustrações.
No final de cada tema, é apresentado um questionário para a aferição da compreensão, entendimento dos alunos e perceber se os objetivos propostos foram alcançados. Um aspeto relevante que deve ser salientado, a nosso ver, no qual traz mais brilho especial a este Manual de Filosofia, é o seu enquadramento com o continente africano, com ilustrações.
O autor pretende, com a publicação deste trabalho, apresentar aos alunos a história do pensamento filosófico a partir do seu surgimento e evolução, estimulando os mesmos a buscar respostas por meio da reflexão e do debate crítico e, por conseguinte, tem como objetivo despertar o interesse e a curiosidade para o estudo da filosofia, bem como para questões existenciais da atualidade.
Neste sentido, este manual tem todas as condições para enriquecer a personalidade e a vida intelectual dos alunos, ajudando-os a ser autónomos e livres na tomada de decisões, emponderando-os a enfrentar os desafios que o mundo global nos apresenta, contribuindo positivamente para um mundo melhor, no geral, e, em particular, a sociedade cabo-verdiana.
Consideramos que o autor, ao produzir este Manual, prestou um elevado serviço público à sociedade cabo-verdiana, país carente de manuais didáticos nacionais que possam servir de instrumento de trabalho, estudo e pesquisa na aquisição de novos conhecimentos, ajudando os alunos, por um lado, e professores, por outro, na honrosa missão de ensinar sempre com mais qualidade, mestria e idoneidade.
Parabéns ao autor pela brilhante iniciativa, e aos jovens que aproveitem para desenvolverem a capacidade de aperfeiçoar as suas competências básicas, como a análise crítica, a argumentação sólida e a capacidade para tomadas de decisões, sempre de forma reflexiva.
Termino com uma frase do autor, Arlindo Rocha, extraído nas “Palavras finais” do Manual: “estudar filosofia é uma tarefa para a vida e, como tal, deve ser estudado e aprimorado continuamente”.
Doutor Alcides João Ramos, Docente da Universidade de Cabo Verde (UNICV) – Mindelo – São Vicente – 30/10/2023.
Mais uma vez, expresso minha profunda gratidão ao professor Alcides, cujo apoio foi fundamental para a concretização deste sonho, pois, sua generosidade e compromisso refletem sua excelência como professor e amante da filosofia.
Que este Manual possa inspirar e enriquecer a vida intelectual dos alunos, mas também inspirar futuras gerações a explorar os caminhos da reflexão filosófica.
Obrigado, Professor Alcides, por sua incrível generosidade e apoio inestimável.
Doutor Arlindo Nascimento Rocha