As alterações telúricas e emocionais trazidas à morna impelem-nos a integrar o B. Léza na Geração da Claridade. Através do admirador Baltasar Lopes, de quem era amigo, acaba por inteirar-se das intenções do grupo de “fincar os pés na terra”.
Por: João Delgado da Cruz
Moacyr Rodrigues (2016) não tem dúvidas que, por influência da Claridade, a Morna de B.Léza passa a abordar os temas da partida/regresso, o amor à terra, o perscrutar do horizonte, a “carta de longe”, o mar como personagem. Temas que constituem o dilema cabo-verdiano do “querer ficar e ter que partir, querer partir e ter que ficar”.
“Se a Claridade é a rutura dentro da literatura, B. Léza e o grande escol de mornistas desta época firmam a produção do século anterior garantindo à morna a criatividade necessária para fazer face à realidade, reescrevendo-a e, deste modo, inserem informação crítica ao reelaborar elementos cénicos ou simbólicos, tais como o décor, a miss en scène, hábitos e costumes, gestos e linguagem”.
Ondina Ferreira refere-se a irmandade entre estas duas figuras incontornáveis do nosso universo cultural na obra “Baltasar Lopes e a Música (2006)”. Nesta amizade entre o poeta e o músico está a explicação para o “qui pro quo” em torno da autoria da letra da morna “Eclipse”. Na entrevista feita pelo ensaísta francês Michel Laban, depois publicada no Tomo I do livro “Cabo Verde – encontro com escritores (1992)” – Baltasar Lopes tira-nos todas as dúvidas nas páginas 15/16. Uma certeza fica, Baltasar é o dono da ideia, como também o é da maravilhosa morna “Barca Sagres”, que nos anos 80 viria a ser adotada como o hino do navio escola.
Sem espanto, uma das suas mais belas mornas, “Vénus”, aparece na capa do segundo número da Claridade em 1936. Para Baltasar Lopes a rutura com a Morna anterior feita em São Vicente dá-se com a publicação do livrinho de B. Léza, “Uma Partícula da Lira Cabo-verdiana (1933)”.
Eugénio Tavares já se tinha referido às mornas sãovicentinas anteriores à B. Léza como “não se terem elevado na linha sentimental; antes planaram baixo, rebuscando ridículos de cada drama de amor”.
Ficamos a saber de uma palestra radiofónica do Dr. António Aurélio Gonçalves, aquando de um aniversário do vate mindelense (3 de dezembro, instituído Dia Nacional da Morna), por iniciativa de um grupo de amigos, encabeçado pelo Dr. Onésimo Silveira. Nesta palestra o orador, a dada altura, sugere o seguinte: “Admitamos, por momentos, a hipótese fantástica de B. Léza ter voltado do outro mundo a São Vicente. Com a sua voz rouca e entrecortada, perguntar-nos-ia assim que nos visse – Que se pensa atualmente, da minha música?”
Este, mais a questão inicial, é o leit-motiv para uma aula de “História, Língua e Cultura Cabo-verdianas” para alunos de Interculturalidades. Na altura, António Aurélio Gonçalves ironiza com a secundarização e “bedjanguice” da morna em detrimento das marchinhas e o twist.
Dizemos hoje para não te preocupares, ó Vate. As almas puras e atemporais precisam permanentemente de satisfação sensorial e, portanto, com estes vais ganhando estatura e notoriedade, e a Morna continuou e continua a nos enfeitiçar. Como exemplo, e só como exemplo, cito “Masjumpintor” de Jorge Humberto, “Porton di nôs Ilha” de Renato Cardoso, “Nha Coraçom” de Betu, “Padoce d’Cèu Azul” de Vlu e Mindel d’Novas de Ary Kueca.
Coube à tua sobrinha, Cesária Évora, aquela que aprendeu a cantar no teu regaço, na Rua do Matadouro Velho, ser a Claridade vocal da tua pena mágica.
BARCA SAGRES
Sélo sélo, é barca Sagres
Noiva di mar e mar di marinhero
Ninfa di Tejo, di bô porte faceiro
Ondas di mar ta beja
Brisa di spaço ta mima
Ninfa di Tejo
Bô é galante e formosa
Strela di mar
Bô é mansa e garbosa
Ai cu bô ar di rainha
Di traço divinal
Bô é noiva di marinha
Di nos queride Portugal
Strela di mar leva-l sodade
Na flor d’scuma branco di bô aga
Que no ta manda Comandante Cisnero
Leva-l lembrança e sodade
E abraço dess povo sincero
B. Léza
ECLIPSE
Lua raiâ na azul di céu
Num nôte sereno di Abril
Sê luz ‘spejâ na mar
Má na rosto di nha q’retcheu
Nôte di luar di prata
Num céu bordado di ‘stréla
Nôte qui bejam nha mulata
E amim êl dixam
Só co sê recordação
Era um note di poesia
Na céu
Nôte di sonho e di amor
Celeste
Qui lua suma néba fria
Raia co esplendor
Na rosto di nha q’rêtcheu
Dipôs lua toda di nêba
Mundo perdê sê alegria
Nôte mergudjâ na tréba
Morna perdê se poesia
Só um brise lêbe di amor
Ficaâ tâ ondia na s’curo
Naquel silencio di dor
Que eclipse s’padja
Num note de luar tam puro
Nha q’retchêu
Perdê sorriso di sê rosto
E alegria de moça fagueira
Pamó lua nôs campanheira
Tem hora di alegria
E hora di disgôsto.
Xavier da Cruz, B.Léza, in Publicação Comemorativa do Cinquentenário de Claridade, Praia, 1990
Mas um pintor
Quêm m’dera um fosse mas um pintor
E assim tambê podê pintá
Qual ê nota de bô fála
Porquê corda des violão cansod
Pa transmiti bô formusura
Inda ca dá pa falá del sem fantasia
Ma se um dia na porte de bô cidade
Nha ingenuidade incontrá ma bô
Ta procura mas un poeta
Qu’na silence li dente na nha peite
Dá tude pa tude pa oiôbe passá
Mas um olhar na esquecimente
q’ninguem da nota
So podê ser cretchêu t’andá incostode na bô
Morna cretchêu tambê sabê qu’ê mi ma bô
Se na nh’adição, na fim surgi mas um criola
Morna cretchêu tambê sabê qu’ê mi ma bô
Jorge Humberto, Letras e Cifras de Cabo Verde – Humberto Ramos
Mindel d’Novas
Konde m’oiá Farol d’Mindel
Konde m’óia Mont Cara formada
Konde m’entrá na ritmar d’nha baía
Ó Mindel, bô é poesia
Ó Mindel di morabeza
Ó Mindel, ilha d’melodia
Undé k’no ta vivê
Num batê di batucada di fevrer
Porte inspirason d’sodade
Berçe d’poeta marinher
Janela sereneta cretcheu
Undê k’nôs forsa ê Manel d’Novas, mornas de Cesaria
Ó Mindel, la d’mi priskrinha
Ó Mindel,…
Ary Kueca