Pub.
Mundo
Tendência

Trump fala ao mundo após ataque à Venezuela e captura de Maduro 

Pub.

O Presidente Donald Trump confirmou no início da tarde deste sábado, 3 de janeiro, a captura de Nicolás Maduro numa operação militar dos Estados Unidos na Venezuela, que classificou como “extraordinária e espetacular”. Trump revelou igualmente que os EUA irão governar temporariamente a Venezuela, enquanto grandes empresas petrolíferas norte-americanas investirão na reconstrução da infraestrutura do país.

Donald Trump anunciou um “ataque em grande escala” na Venezuela com o objetivo de capturar o chefe de Estado venezuelano, Nicolás Maduro, que terá sido retirado à força do país e se encontrará a bordo de um navio de guerra norte-americano, juntamente com a mulher, Cilia Flores. O Presidente da Venezuela, disse o seu homólogo norte-americano, será julgado em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Publicidade

Em uma conferência de imprensa, realizada momentos depois da divulgação da primeira imagem de Nicolas Maduro, após a sua detenção, Donald Trump descreveu a operação militar como “extraordinária e espetacular”. Afirmou ainda que o casal já foi formalmente acusado de crimes contra os EUA e que Maduro e a mulher enfrentarão toda a força da justiça americana. “Estão neste momento a bordo do navio, mas irão, eventualmente, para Nova Iorque,” sublinhou.

Assumir o controlo da Venezuela 

Donald Trump garantiu que os Estados Unidos irão governar a Venezuela “até ao momento em que seja possível realizar uma transição segura, adequada e judiciosa” e que “querem paz, liberdade e justiça para o povo venezuelano, incluindo muitos que vivem atualmente nos EUA e que desejam regressar ao seu país”. Disse ainda o presidente republicano que “não podem correr o risco de outra pessoa assumir o controle da Venezuela sem ter em mente o bem-estar do povo venezuelano.”

Publicidade

O presidente norte-americano garantiu ainda que as grandes empresas petrolíferas dos Estados Unidos vão entrar na Venezuela para investir milhares de milhões de dólares na reconstrução da infraestrutura petrolífera do país, que considera gravemente degradada, e gerar lucros para a nação.

Refira-se que a Venezuela detém a maior reserva comprovada de petróleo do mundo.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo