Pub.
Mundo
Tendência

Temperatura média da Terra bate novo recorde 

Pub.

O planeta Terra bateu esta semana o recorde de temperatura média mais alta já registrada, de acordo com os dados dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos da América. Na segunda-feira, segundo dados do governo americano, a média global de temperatura foi de 17,01°C.

De acordo com a CNN Brasil, na terça-feira, 4 de julho, a temperatura subiu mais ainda, chegando aos 17,18 °C. Foram duas dias consecutivo em que se registaram as maiores temperaturas médias. Antes dos recordes desta semana, a maior média registrada tinha sido em agosto de 2016, com 16,92°C.

Publicidade

Especialistas estimam que esse recorde de dia mais quente da história poderá ser quebrado várias vezes ainda em 2023, por conta das ondas de calor intenso e duradouro no verão no hemisfério norte. Robert Rohde, principal cientista da Berkeley Earth, disse em um post no Twitter que o mundo “pode muito bem ter alguns dias ainda mais quentes nas próximas seis semanas”.

Este recorde global é preliminar, mas é outra indicação de quão rápido o mundo está a aquecer já que a chegada do fenómeno climático natural El Niño, que tem um efeito de aquecimento, se soma ao aquecimento global causado pelas mudanças climáticas, pontua. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo