Pub.
Mundo
Tendência

Supremo Tribunal de Angola ordena arresto de bens a Isabel dos Santos em C. Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe

Pub.

O Supremo Tribunal de Angola ordenou o arresto preventivo de vários bens da empresária angolana Isabel dos Santos, no valor de mil milhões de dólares (cerca de 939 milhões de euros), dando assim provimento a um pedido do Ministério Público. Algumas das companhias da filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos estão sediadas em países como Cabo Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe, nomeadamente no ramo das telecomunicações, conforme noticia o jornal Expresso e Dn.pt, que citam a CNN Portugal.

A ordem de arresto abrange “todos os saldos das contas bancárias de depósitos à ordem tituladas ou co-tituladas” pela filha do antigo presidente José Eduardo dos Santos, escreve a CNN Portugal, citando o documento que detalha a decisão da justiça angolana. A decisão refere também “o arresto à ordem” de várias participações de Isabel dos Santos: 100% da empresa Embalvidro, 70% da UPSTAR Comunicação, 70% da moçambicana MSTAR, 100% da cabo-verdiana UNITEL T+ e 100% da Unitel Internacional Holding.

Publicidade

A empresária é acusada de ter provocado um dano de 1.136 milhões de dólares, estando em causa indícios de “peculato, tráfico de influência, participação económica em negócio e branqueamento de capitais, previstos e puníveis”.

O documento refere que a arguida só deverá ser notificada após o arresto.

Publicidade

C/ Expresso.pt e Dn.pt

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo