O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico registou na manhã desta segunda-feira um terramoto de magnitude 5,5 na escala de Richter. Este novo sismo, o terceiro consecutivo, inicialmente foi estimado em 5,2 e atingiu a zona leste da Turquia.
O abalo, cujas consequências ainda não são conhecidas, aconteceu por volta das 9 horas, a uma profundidade de cinco quilómetros. O terramoto deu-se após um segundo abalo ocorrido no dia 20 de fevereiro e que atingiu a magnitude 6,4 e teve como epicentro a província de Hatay, no sul da Turquia.
De acordo com o The Guardian, o segundo sismo foi menos poderoso que o anterior, que marcou de 7,8 a 7,5 e destruiu o sul da Turquia e o norte da Síria. Mesmo assim, revela, ameaçou ainda mais a devastação numa região que viu muitas pessoas fugir das suas casas destruídas.
Há três semanas depois a Turquia e a Síria foram massacrados com um forte terramoto, causando mais de 50 mil mortos. O último balanço das autoridades aponta para dois milhões de desalojados. O Ministério do Urbanismo turco já inspecionou 1,3 milhões de edifícios e constatou que 173 mil imóveis ficaram sem condições de habitabilidade e têm de ser imediatamente demolidos.
C/Agências Internacionais