Índia declarou o estado de emergência de saúde pública em Nova Deli, e cinco milhões de máscaras foram distribuídas nas escolas da capital devido à poluição no ar. O ar está tão tóxico que o Supremo Tribunal ordenou uma série de restrições em Nova Deli e em dois estados vizinhos, de entre os quais a a suspensão de construções e a proibição do fogo-de-artifício durante uma semana. As escolas foram encerradas até a próxima semana.
Nova Deli é neste momento “uma câmara de gás”, disse o chefe do governo da cidade no Twitter. Os níveis de pequenas partículas atmosféricas PM2.5 que entram nos pulmões são de 533 microgramas por metro cúbico – a Organização Mundial de Saúde diz que os níveis de PM2.5 não devem ser superiores a 25 microgramas por metro cúbico numa média de 24 horas.
Segundo a BBC, a qualidade do ar piora todos os anos em Novembro, quando os estados vizinhos do Punjab e de Haryana realizam queimadas para limpar os campos. No Norte da Índia fazem-se anualmente queimadas em 80 mil quilómetros quadrados de terra.
O fogo-de-artifício lançado na festa hindu do Diwali, celebrado a 27 de Outubro agravou a situação. Acresce a poluição provocada pelo pó de milhares de construções, fábricas e dos 20 milhões de veículos da capital indiana.
A Índia tem no seu território 15 das 20 cidades mais poluídas do mundo, estimando-se que 700 milhões dos 1,33 mil milhões de indianos estejam expostos a níveis tóxicos de poluição.
C/Public.pt