Pub.
Mundo

Polícia prende pais das três crianças desaparecidas desde 2017 em Espanha: Estavam trancadas em casa

Pub.

A Polícia Nacional espanhola prendeu os pais de três menores que alegadamente estavam desaparecidos desde 2017. Estes mantinham os menores trancados num apartamento em Sevilha, sem nunca ir à rua, tudo para impedir que lhes fosse retirada a guarda por negligência. 

Os factos remontam a junho de 2017, quando o Serviço de Proteção da Criança do Governo Regional da Andaluzia, ordenou que três crianças, de 2, 3 e 8 anos de idade, fossem retiradas aos pais que, nessa altura, viviam no bairro Polígono Sur de Sevilha – conhecido pela extrema pobreza. Mas quando a policia chegou à residência descobriu que os pais tinham deixado o bairro com os filhos e que o paradeiro da família era desconhecido, noticia o COPE. 

Publicidade

Os esforços para localizar os pais e as crianças foram infrutíferos até fevereiro passado, quando as autoridades em Coria del Río partilharam  os detalhes de um casal que tinha sido identificado após a recente ocupação de uma casa nesta cidade de Sevilha, razão pela qual foram iniciadas investigações policiais para determinar e verificar o paradeiro das crianças.

Durante o dispositivo de vigilância, estabelecido simultaneamente por membros da Polícia Nacional da Esquadra Local de Coria del Río e agentes da Associação para a Proteção de Menores (APROME), foi possível verificar que as únicas pessoas que saíam de casa eram os pais. Mais, antes de deixarem a habitação, verificavam sempre se não estavam a ser observados por alguém. 

Publicidade

A porta da casa estava blindada e antes de o casal entrar, batia em forma de código. Depois, um dos menores abria a porta através do seu interior.

Na quinta-feira, dia 3 de março, os agentes arrombaram a porta e os menores foram descobertos. Foram entregues ao serviço de protecção de menores da Junta de Andaluzia. Os agentes comprovaram que os três irmãos não frequentavam a escola nem iam ao médico, sendo privados do seu normal desenvolvimento ao serem obrigados a permanecer fechados em casa, noticia o mesmo meio. 

Publicidade

A mãe é acusada dos crimes de rapto e detenção ilegal de crianças, tal como o pai, que é também acusado de agressão a um agente da polícia enquanto estava detido.

Fonte: Noticias ao Minuto

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo