Após 20 dias de uma megaoperação, com mais de 270 policiais, Lázaro Barbosa, de 32 anos, o fugitivo mais famosos e temido da actualidade no Brasil, foi preso nesta segunda-feira (28), em Goiás. A informação foi divulgada pelo governador Ronaldo Caiado e policiais comemoraram a captura desse individuo que tem uma extensa ficha criminal: estupro, homicidios violentos, fogo posto, rapto e três fugas da cadeia, cometidos na Bahia e em Goiás. Ele é acusado da morte de quatro pessoas de uma família em Ceilândia, no Distrito Federal, e de um caseiro de uma fazenda no distrito de Girassol, em Goiás.
As buscas começaram no dia 9 de junho, após o crime no Distrito Federal. Na fuga, Lázaro roubou um carro e foi para a cidade de Cocalzinho de Goiás, a 80 km de distância. Desde então foi perseguido pela força-tarefa policial pelas matas da região. Drones, helicópteros, rádios comunicadores e até um caminhão com uma plataforma de observação elevada de videomonitoramento foram usados nas operações. Cães farejadores também actuaram na caçada a Lázaro.
Durante a perseguição, Lázaro invadiu ao menos 11 fazendas, trocou tiros e baleou moradores, dois policiais militares e um oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo informações da força-tarefa. Ele também fez uma família refém numa das fazendas – o casal e uma adolescente de 16 anos. Durante o sequestro, o criminoso exigiu que todos andassem em um córrego para não deixar rastros.
Durante as buscas, os policiais encontraram ainda um carro queimado e alguns objetos, como um lençol usado e um serrote. Todos os itens seguiram para a perícia.
Lázaro é considerado um psicopata e mostrou ter muita destreza em sobrevivência na mata
C/Globo.com