Pub.
Mundo
Tendência

PJ desmantela rede internacional de tráfico de drogas e apreende mais de duas toneladas de haxixe em Portugal

Pub.

Uma operação conjunta entre as autoridades portuguesas e espanhola de combate ao tráfico de droga desmantelou uma rede internacional, com sede em Portugal, e deteve 21 pessoas. Mais de duas toneladas de haxixe foram apreendidas. 

A investigação foi liderada pela Polícia Judiciária e pelo Cuerpo Nacional de Polícia de Espanha, de combate ao crime organizado em matéria de tráfico internacional de estupefacientes. De acordo com um comunicado desta polícia científica, os suspeitos detidos pertencem a “uma relevante organização criminosa” que se vinha a dedicar ao tráfico de droga. 

Publicidade

A investigação, detalha, teve por base uma ocorrência de setembro de 2022, quando em território francês foi detetado um camião proveniente de Portugal com cerca de 458 quilos de Haxixe no seu interior. “Esta situação chamou a atenção da Polícia Judiciária que, através da Diretoria do Norte, iniciou uma investigação com o intuito de compreender a verdadeira dimensão da rede criminosa e identificar eventuais suspeitos em território nacional”, pode ler-se. 

No decorrer da investigação, prossegue a nota, foram encontrados indícios “da existência de um grupo criminoso no nosso país que disponibilizava a importantes redes de tráfico de estupefaciente implantadas em Espanha, todo um serviço de transporte de elevadas quantidades de produtos estupefacientes para outros países do centro da Europa”.

Publicidade

Perante as ramificações em Espanha, “a PJ partilhou a informação com o Corpo Nacional de Polícia de Espanha e solicitou vigilância a um camião que, saindo de Portugal com mercadoria lícita, circulava a caminho de um armazém no sul de Espanha”. Da fiscalização espanhola, resultou a apreensão de mais de uma tonelada de haxixe e a detenção do motorista. Numa busca ao armazém, foram detidas, em flagrante, mais 14 pessoas e vários fardos de haxixe, também com um peso superior a uma tonelada. 

Confirmadas as suspeitas em Espanha, a PJ avançou para buscas e detenções em Portugal. Com o apoio da GNR, que “investigava alguns dos suspeitos pela prática de outros crimes”, foram cumpridos seis mandados de detenção. “As três pessoas suspeitas de liderarem esta rede foram ontem presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada a prisão preventiva”, frisa a PJ, sem especificar quem são ou onde foram detidas os outros três suspeitos, para completar os 21 detidos. 

Publicidade

C/Imprensa Portuguesa

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo