Pub.
Mundo
Tendência

Nobel da Paz atribuído ao Programa Alimentar Mundial

Pub.

O Prémio Nobel da Paz foi atribuído ao Programa Alimentar Mundial (PAM) pelos esforços para combater a fome e para melhorar as condições para a paz em zonas de conflito. O anúncio foi feito pelo presidente do Comité Nobel Norueguês.

“É um momento de orgulho”, disse Tomson Phiri numa conferência de imprensa  em Genebra, pouco após saber em direto que a sua organização tinha sido distinguida. “Uma das belezas das atividades do PAM é que não só fornecemos alimentos para hoje e amanhã, mas também damos às pessoas os conhecimentos necessários para se proverem nos dias que se seguem”, disse o porta-voz.

Publicidade

O anúncio da atribuição do prémio foi feito em Oslo pela presidente do comité, Berit Reiss-Andersen, que justificou a distinção do PAM com “os seus esforços para combater a fome, o seu contributo para melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”.

O Comité Nobel realçou que a pandemia do novo coronavírus fez aumentar a fome que milhões de pessoas enfrentam no mundo e pediu aos governos que garantam que o PAM e outras organizações de ajuda recebem o apoio financeiro necessário para as alimentar. “Em 2019, o PAM prestou assistência a cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países vítimas de insegurança alimentar aguda e fome”, indicou.

Publicidade

“Com o prémio deste ano, o (comité) pretende que os olhos do mundo se voltem para os milhões de pessoas que sofrem ou enfrentam a ameaça da fome”, disse Reiss-Andersen, adiantando que “o Programa Alimentar Mundial desempenha um papel fundamental na cooperação multilateral, tornando a segurança alimentar um instrumento de paz”.

Andersen indicou ainda que “o Programa Alimentar Mundial contribui diariamente para promover a fraternidade das nações mencionada no testamento de Alfred Nobel”.

Publicidade

A lista de candidatos da edição de 2020 do Nobel da Paz tinha 211 pessoas e 107 organizações. O laureado receberá o prémio de dez milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros), além de um diploma e uma medalha. A cerimónia de entrega do prémio, possivelmente o mais prestigioso do mundo, acontecerá em 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega, e contará com a presença de apenas cerca de 100 convidados.

Fonte:JN.PT

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo