Pub.
Mundo
Tendência

Noam Shazeer, o pioneiro da IA, regressa a Google pela astronómica quantia de 2,7 mil milhões de dólares

Pub.

Noam Shazeer, considerado o pioneiro da Inteligência Artificial, voltou a ser contratado pela Google, agora por um valor superior a 2,7 mil milhões de dólares, conforme divulgou o The Wall Street Journal. Em notícia reproduzida, o Diário de Notícias adianta que o acordo entre as partes inclui a compra das licenças da Character.IA, uma empresa que Shazeer criou em 2021 depois de sair da Google e que começou a ganhar popularidade devido a sua tecnologia de IA.

Shazeer regressa à Google com a tarefa de desenvolver a nova tecnologia de IA da empresa, conhecida como Gemini. O engenheiro abandonou o conglomerado tecnológico em 2021, frustrado com o lento desenvolvimento das novas ferramentas de IA na Google e a aversão ao risco em alguns dos projetos em que trabalhou.

Publicidade

Conforme o Dn.pt, aGoogle tem procurado renovar-se com o uso de chatbots de IA (programas informáticos para simular diálogos com humanos) de formatos curtos nas redes sociais, para evitar que o seu motor de busca perca público. É que, apesar do sucesso da Google, plataformas mais recentes, como ChatGPT ou TikTok, fazem cada vez mais sombra ao conglomerado tecnológico.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo