Mundo

Mulher de El Chapo acusada de conspiração para distribuição de droga nos EUA

A mulher do narcotraficante El Chapo, detida no aeroporto de Washington, vai ser presente ainda hoje a tribunal acusada de conspirar para distribuição de droga nos Estados Unidos. Emma Coronel Aispuro é ainda suspeita de ter ajudado o marido a escapar da cadeia.

A esposa do famoso traficante Joaquim “El Chapo” Guzmán foi detida esta terça-feira no Aeroporto Dulles em Washington DC. Emma Aispuro, que é uma ex-miss de 31 anos e tem cidadania americana e mexicana, é acusada de ter tentado contrabandear droga do México para os Estados Unidos. 

Aispiro será presente ao Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Columbia por videoconferência, informou o Departamento de Justiça esta terça-feira. A suspeita vai responder em juízo pela distribuição de cocaína, metanfetamina, heroína e canábis para os EUA. Além destes delitos, recaem sobre a mulher suspeitas de ajudar o marido na sua famosa fuga, em 11 de julho de 2015, por um túnel escavado debaixo da prisão de Altiplano, no México. 

Seu marido, ex-líder do cartel de Sinaloa, foi considerado o mais poderoso traficante de drogas do mundo antes de ser extraditado para os Estados Unidos em 2017. El Chapo foi condenado à prisão perpétua em julho de 2019 e cumpre pena numa prisão de segurança máxima no Colorado.

Fonte: AFP

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo