Uma italiana a viver em Nova Iorque comprou numa loja em segunda mão pratos decorativos que – descobriu mais tarde – são da autoria de Pablo Picasso.
Nancy Cavaliere tornou-se conhecida nas redes sociais por documentar as suas compras em segunda mão. Apesar de esta ser a descoberta mais choruda, não é a primeira do género. Ao longo de anos a comprar em segunda mão, Nancy Cavaliere já encontrou um macacão Alexander McQueen dos anos 90, peças Gucci dos anos 70 e vestidos de alta costura Oscar de la Renta.
Em agosto de 2018, contou ao The Guardian, os pratos chamaram a sua atenção numa loja. Custavam cerca de 2 euros cada um, mas a palavra Picasso na parte de trás chamou a sua atenção. Mandou fotografias a uma amiga especialista em antiguidades que duvidou que fossem autênticos, mas incentivou-a a comprar os quatro pratos.
“Entrei em contato com uma casa de leilões que vende cerâmicas de Picasso e enviei vídeos e fotos. Confirmaram que os pratos eram autênticos e perguntaram se eu precisava de ajuda para leiloá-las. Passei por cada emoção que é possível sentir, e ainda é difícil colocar em palavras agora. Não podia acreditar”, lembra.
Cada prato foi avaliado em cerca de 5 mil dólares. Os três pratos foram vendidos em leilão individualmente num valor total de 34 mil dólares. “Investi o dinheiro na bolsa imediatamente. Não confiava em mim mesma para não ficar super excitada e sair para fazer compras. Sinto-me financeiramente segura pela primeira vez na minha vida”, diz por fim a mulher.
C/Noticias ao Minuto