Pub.
Mundo

Moçambique precisa de 27,5 milhões de euros para reconstruir infraestruturas da educação

Pub.

O Ministério da Educação de Moçambique precisa de dois mil milhões de meticais (27,5 milhões de euros) para a reabilitação de infraestruturas do sector destruídas pelo ciclone Idai no centro do país, disse a ministra do pelouro, Conceita Sortane. Mais de seis mil salas de aula precisam ser reabilitadas ou reconstruídas, nas quatro províncias afetadas pelo ciclone.

Conceita Sortane afirmou que o valor será reajustado em função do levantamento que está a decorrer, visando apurar as necessidades de reabilitação e aquisição de material didático para alunos e professores.

Publicidade

O plano de reconstrução pós-Idai, no sector da Educação foi entregue ao Gabinete de Reconstrução criado pelo Governo moçambicano, na terça-feira desta semana.

Doravante, avança a ministra da Educação, a construção de infraestruturas vai atender à necessidade de dotá-las de material resistente a calamidades naturais, em linha com as diretrizes da ONU-Habitat, organismo das Nações Unidas especializada em assuntos de habitação.

Publicidade

O ciclone Idai, que atingiu também o Maláui e o Zimbabué, provocou 603 mortos em Moçambique e afectou mais de 1,5 milhões de pessoas, segundo as autoridades moçambicanas. Muitas infraestruturas, incluindo escolas e unidades de cuidados de saúde, foram destruídas ou ficaram danificadas.

Fonte: Observador

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo