Trinta e uma pessoas morreram e outras dez ficaram feridas, muitos delas com gravidade, após um autocarro cair de uma ponte sobre um rio perto da cidade de Kenieba, no sudoeste do Mali, informou o Ministério dos Transportes.
A viatura estava a caminho do Burkina Faso quando caiu, por volta das 17h, no horário local. “O autocarro transportava malianos e nacionais da sub-região, e partiu de Kéniéba para o Burkina Faso. A causa provável é que o condutor não tenha conseguido controlar o veículo”, refere o governo num comunicado, citado pela agência de notícias francesa Agence France-Presse (AFP).
Os acidentes rodoviários são frequentes no Mali e devem-se geralmente ao mau estado das estradas e dos veículos e a erros humanos. Segundo a imprensa local, há oito dias, um outro acidente matou quinze pessoas e feriu outras 46, quando um autocarro e um camião colidiram no centro da cidade.
A África é responsável por cerca de um quarto das mortes no trânsito no mundo, embora o continente tenha apenas 2% da frota de veículos mundial, revelam dados da ONU em 2023.