Mais de uma centena de pessoas morreram no naufrágio de um barco que transportava cerca de 300 convidados que regressavam de um casamento no centro-norte da Nigéria e que afundou no rio Níger, anunciaram a polícia e o governador local. As buscas por sobreviventes continuam.
O barco se deslocava por um rio do estado de Kwara quando embateu num grande tronco de arvore e partiu-se em dois, revelou o porta-voz da polícia do Estado de Kwara. O acidente provocou a morte de 103 pessoas, incluindo criancas. Outras 100 foram resgatadas: “As buscas continuam e o balanço pode aumentar,” acrescentou Okasanmi Ajayi.
O Níger é um dos maiores rios da Nigéria. Os acidentes de barco são comuns nas comunidades remotas, onde as embarcações fabricadas localmente são normalmente utilizadas para o transporte. As autoridades apontam a sobrecarga como a causa da maioria dos acidentes de barco.
Em maio, 15 crianças morreram afogadas e 25 desapareceram depois do barco no qual seguiam se ter virado em Sokoto, noroeste do país. E, em dezembro, outras 76 pessoas morreram quando um barco afundou num rio, no sudeste.
C/Agências