Pub.
Mundo

Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

Pub.

Israel lançou um ataque sobre a Faixa de Gaza esta quinta-feira, numa retaliação contra o movimento islâmico Hamas que, horas antes, tinha disparado uma granada de morteiro para Israel, levando a que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tivesse de ser retirado de um comício eleitoral que decorria na cidade de Ashkelon.

“Aviões e helicópteros de combate atingiram vários alvos terroristas do Hamas na Faixa de Gaza. Entre os alvos estavam postos militares”, esclareceram as Forças de Defesa de Israel, que confirmaram que este ataque serviu como retaliação. “A organização terrorista Hamas é responsável por tudo o que acontece na Faixa de Gaza e será responsabilizada pelas suas ações contra os cidadãos de Israel”, acrescentou o porta-voz das forças militares desse país.

Publicidade

O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, que estava num comício eleitoral perto da zona atingida, teve de ser retirado do local e levado para um abrigo, juntamente com a sua mulher Sara, regressando mais tarde para terminar o discurso.

Durante o discurso, o PM referiu-se ao assassinato do líder jihadista Baha Abu al-Ata, levado a cabo pelas Forças de Defesa em novembro. O acontecimento despoletou, na altura, uma troca de ataques entre Israel e a Faixa de Gaza. “Estes são ataques recorrentes contra as nossas comunidades, e acham que nós não os magoaremos ou que vamos desistir”, afirmou.

Publicidade

O discurso foi transmitido em direto em várias plataformas online, revelando a localização do líder nesse momento, o que poderá ter desencadeado o ataque por parte do movimento Hamas. Em setembro, Netanyahu teve de ser retirado de um comício na cidade de Ashdod, depois de ser emitido um alerta devido ao lançamento de foguetes numa zona próxima.

C/RTP.PT

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo