Pub.
Mundo

Israel fecha “caminhos” de Gaza e Cisjorânia na Páscoa judaica

Pub.

Israel fechou os corredores com a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, um encerramento que manterá por oito dias, para a celebração da Páscoa, que começa hoje e termina à meia-noite de 27 de abril. “Os acessos à Gaza e Cisjordânia só estarão abertos para os palestinianos sob circunstâncias especiais e fins humanitários”, disse à Efe uma porta-voz do Exército.

O encerramento imposto à Faixa de Gaza e ao território palestiniano ocupado da Cisjordânia significa que a entrada em Israel está proibida para todos os palestinianos que tenham autorizações emitidas por Israel, excepto os casos de emergência humanitária ou médica.

Publicidade

Israel controla as fronteiras dos territórios palestinianos — com excepção do cruzamento de Rafah entre Gaza e o Egito — e só fecha as passagens em momentos de conflitualidade ou para celebrações judaicas, como a Páscoa, o Purim ou o dia mais sagrado para o judaísmo, o Dia do Perdão ou Yom Kipur.

Fonte: Observador.pt

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo