Pub.
Mundo

Interpol lança apelo para captura de oito homicidas de mulheres

Pub.

A organização internacional de cooperação policial Interpol lançou esta segunda-feira um apelo mundial para tentar capturar oito fugitivos procurados por crimes contra mulheres, a propósito do dia internacional de luta contra esse tipo de violência que hoje se assinala.

Este apelo, que é raro por parte desta organização, tem como alvo oito pessoas sujeitas a “avisos vermelhos”, ou seja, com ordens de detenção para extradição emitidos pela Interpol por pedido dos seus países-membros.

Publicidade

Entre esses homens procurados na Rússia, Dinamarca, Noruega, Ucrânia, Brasil, Chipre e Estados Unidos, quatro são acusados de terem assassinado as suas mulheres ou ex-companheiras, três de terem matado outras mulheres e um de agressões sexuais. Por exemplo, na lista dos procurados conta-se Nuran Musaev, de 37 anos, procurado na Rússia pelo “homicídio agravado” de duas mulheres, e Panayiotis Netzati, de 44 anos, acusado no Chipre pelo sequestro, violação e homicídio de uma mulher.

Em resultado de investigação, sabe-se que uma cada três raparigas ou mulheres sofrem actos violentos durante a sua vida. Em média, uma em cada duas mulheres assassinadas em todo o mundo é morta pelo seu parceiro sexual ou por membro da sua família.

Publicidade

A Unidade de Apoio à Procura de Fugitivos da Interpol, que coordena a investigação, será responsável por processar as informações recebidas do público em geral e encaminhá-las para as unidades da Interpol nos países em questão.

Fonte:Publico.pt

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo