Pub.
Mundo
Tendência

Incêndios em Los Angeles obrigam à evacuação de Hollywood

Pub.

Os incêndios florestais que assolam Los Angeles alastraram a Hollywood Hills, depois de outros fogos na zona terem provocado a morte a pelo menos cinco pessoas, destruído centenas de casas e esgotado os recursos de combate às chamas e abastecimento de água. Milhares de pessoas, incluindo várias celebridades, receberam ordens para abandonar as habitações, uma vez que os ventos secos com força de furacão dificultaram as operações de combate aos incêndios e espalharam os fogos, que queimaram milhares de hectares desde o seu início na terça-feira.

Os bombeiros estão a lutar contra um fogo que se estende por 1.200 hectares e já fez com que dezenas de milhares de pessoas tivessem de ser retiradas das zonas onde vivem. Mais de 1.900 estruturas foram destruídas e mais de 130 mil pessoas receberam ordens de evacuação na área metropolitana, desde a costa do Pacífico até Pasadena, um número que continua a subir à medida que surgem novos incêndios. A zona entre Santa Mónica e Malibu é a casa de muitas estrelas de Hollywood.

Publicidade

É o caso di ator Mark Hamill, que foi retirado da sua casa no bairro de Pacific Palisades. Ele partilhou uma mensagem, dizendo: “Atualização pessoal sobre o incêndio: 19h – Retirado de Malibu tão à última hora que (havia) pequenos incêndios nos lados da estrada quando nos aproximámos da PCH (Pacific Coast Highway)”. O ator James Woods publicou uma mensagem sobre a saída forçada de casa, manifestando receio de que o incêndio tenha destruído a sua habitação. “É como perder um ente querido”, escreveu: “É um teste para a alma, perder tudo de uma vez, devo dizer”.

Billy Crystal e a sua família perderam a casa no bairro de Pacific Palisades onde viveram durante 45 anos. “A Janice e eu vivíamos na nossa casa desde 1979. Criámos aqui os nossos filhos e netos. Cada centímetro da nossa casa estava cheio de amor. Lindas recordações que não podem ser apagadas. Estamos de coração partido, claro, mas com o amor dos nossos filhos e amigos vamos ultrapassar isto”, escreveram os Crystals.

Publicidade

Mandy Moore perdeu a sua casa no bairro de Altadena, a leste de Palisades. “Honestamente, estou em choque e sinto-me entorpecida por tudo o que muitos perderam, incluindo a minha família. A escola dos meus filhos foi destruída. Os nossos restaurantes preferidos foram destruídos. Tantos amigos e entes queridos também perderam tudo”, escreveu Moore num post que incluía um vídeo das ruas devastadas no sopé da montanha. “A nossa comunidade está destroçada, mas estaremos aqui para a reconstruir. Enviando amor a todos os afetados e na linha da frente a tentar controlar isto”, frisou.

A atriz e cantora Paris Hilton postou um vídeo no Instagram com notícias dos fogos e disse que incluía imagens da sua casa destruída em Malibu. “Esta casa foi onde construímos tantas memórias preciosas. Foi onde o Phoenix deu os seus primeiros passos e onde sonhámos construir uma vida inteira de memórias com a London”, disse, referindo-se aos seus filhos pequenos.

Publicidade

Os incêndios florestais em Los Angelos provocaram a interrupção de vários eventos de entretenimento e perturbaram a temporada de prémios cuidadosamente orquestrada por Hollywood. Três cerimónias de entrega de prémios, incluindo os AFI Awards, previstas para este fim de semana, foram adiadas. Os Critics Choice Awards, inicialmente previstos para domingo, foram adiados para 26 de fevereiro. O anúncio das nomeações para os Óscares foi adiado por dois dias, para 19 de janeiro, e a Academia de Cinema alargou o período de votação para acomodar os membros afetados pelos incêndios.

C/Agências de notícias

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo