Uma erupção vulcânica submarina levou à formação de uma nova ilha na costa de Iwo Jima, cerca de 1.200 quilômetros a sul de Tóquio, no Japão. A agência meteorológica do Japão confirmou que a ilha, ainda sem nome, é formada principalmente por massas rochosas ao norte do local da erupção.
A ascensão da ilha no oceano pacifico foi documentada em fotografias tiradas pela Força Marítima de Autodefesa do país a 1 de novembro. As fotos mostram uma pequena erupção que lançou uma nuvem escura de cinzas sobre a pequena ilha, que agora faz parte da cadeia de ilhas de Ogasawara.
A agência meteorológica do Japão (JMA) tem vindo a registar a atividade vulcânica na área desde o ano passado, mas o instituto de investigação de terramotos da universidade de Tóquio confirmou que a erupção que formou a ilha teve lugar a 30 de outubro.
Setsuya Nakada, professor emérito de vulcanologia na universidade de Tóquio, disse esta semana ao Japan Times que o magma se tinha vindo a acumular debaixo de água durante algum tempo antes de finalmente emergir à superfície.
A ilha situa-se a cerca de 1.200 quilómetros a sul do Japão continental e a um quilómetro de Iwo Jima, a ilha onde se assistiu a algumas das mais ferozes batalhas da segunda guerra mundial no Pacífico. Os fuzileiros navais dos EUA lutaram contra dezenas de milhares de japoneses ali guarnecidos, numa batalha que matou mais de sete mil americanos e 22 mil tropas japonesas.
C/Agências