Pub.
Mundo
Tendência

Golfinhos passaram a “gritar” para se comunicar devido a crescente poluição sonora nos oceanos

Pub.

A poluição sonora provocada pela actividades humanas está a ter reflexos bastante negativos na vida dos animais marinhos. O aumento crescente do barulho artificial nos oceanos tem atrapalhado a comunicação de um dos seres mais sociais e inteligentes do mundo marinho: o golfinho.

Uma pesquisa publicada na revista Current Biology mostra que os golfinhos passaram a “gritar” quando tentam comunicar entre si. Isto porque estes incríveis animais dependem de assobios e ecolocalização para caçar e se reproduzir. Só que os ruídos no mar provocados por perfurações no leito marinho e navegação têm estado a impactar negativamente a saúde das populações de golfinhos, conforme esse estudo.

Publicidade

“Nas últimas duas décadas vimos um aumento dramático no ruído produzido pelo homem, e a poluição sonora nos oceanos não é exceção”, diz Pernille Sørensen, da Universidade de Bristol (Reino Unido), principal autora da pesquisa publicada nesta semana na revista Current Biology.

Outra espécie marinha afectada por esse fenômeno provocado pelas actividades humanas é a baleia.

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo