Pub.
Mundo
Tendência

Gigante chinesa já produz mais carros elétricos que a Tesla

Pub.

As ações da BYD (Build Your Dreams) dispararam após a empresa anunciar que seus lucros do terceiro trimestre podem dobrar em relação ao ano passado. Esta gigante chinesa já superou a Tesla em produção trimestral, esta que é a segunda fabricante americana em vendas globais.

O sucesso da BYD, segundo uma reportagem da BBC News, é um sinal do crescimento da indústria automobilística da China, que este ano ultrapassou a do Japão como maior exportadora do setor no mundo. Trata-se de um ponto positivo para uma economia chinesa em dificuldades, que se recupera de uma grave crise imobiliária e de um desemprego recorde.

Publicidade

Mas, por outro lado, crescem também as tensões de Pequim com muitos dos países que são mercados de exportação para seus veículos elétricos, entre eles os Estados Unidos e países da União Europeia. À medida que o mundo se volta para novas tecnologias mais limpas, este é mais um exemplo da dificuldade que será para os países ocidentais deixarem de depender dos produtos chineses.

Hoje a China domina a produção mundial de veículos elétricos, em grande parte graças à BYD. E Pequim quer manter essa liderança. Em junho ofereceu isenções fiscais a veículos elétricos no valor de US$ 72,3 mil milhões, o maior incentivo já dado, e em um momento de desaceleração nas vendas.

Publicidade

A Tesla vendeu 74.073 veículos elétricos fabricados na China, quase 11% menos do que o ano anterior, segundo a Associação Chinesa de Turismo. Números contrastam com os da BYD, que comercializou 285.903 unidades no mesmo período, o que representa um aumento de quase 43% nas vendas.

Perante o sucesso da China, a Comissão Europeia já investiga a possibilidade de estabelecer obrigações para proteger os fabricantes da UE. Certo é que, no momento, os carros da BYD seguem fazendo sucesso na Europa, que enfrentam um período de inflação e custos energéticos elevados.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo