O actor Chadwick Boseman, que interpretou os ícones Jackie Robinson e James Brown antes de ser a estrela do filme Pantera Negra, morreu na sexta-feira, vítima de cancro. O primeiro super-herói “negro” do universo Marvel faleceu aos 42 anos em casa, na zona de Los Angeles, Estados Unidos, na companhia da mulher e do resto da família.
Boseman foi diagnosticado com cancro de cólon há quatro anos, disse a família em comunicado. No entanto, o actor nunca chegou a falar publicamente sobre a sua doença. Porém, no último mês de junho ele foi fotografado deixando um hospital numa cadeira de rodas e fãs se preocuparam com o estado de saúde do actor, mas nenhum tipo de explicação sobre o motivo chegou a ser dado por ele ou seus representantes.
A interpretação de Boseman em Pantera Negra, como rei T’Challa, foi celebrizado. A agência Reuters fala no “papel mais memorável” do actor e lembra ainda que Black Panther foi um sucesso de bilheteira, tendo disso nomeado para vários óscares, incluindo o de melhor filme. Ganhou três: o de melhor banda-sonora, melhor figurino e melhor design de produção.
A estreia do actor no universo Marvel foi, entretanto, em Capitão América: Guerra Civil, de 2016, quando deu vida a T’Challa pela primeira vez, antes de em 2018 protagonizar o longa-metragem sobre o herói Pantera Negra. O filme marcou a história por ter sido o primeiro protagonista negro da Marvel, além de ter virado símbolo de justiça e luta para toda a comunidade afro-americana dos Estados Unidos e do mundo.
O falecimento do actor despertou uma série de reacções de actores, muitos dos quais contracenaram com Boseman.
C/Globo.com e Público.pt