Pub.
Mundo

Explosão provoca 17 mortes e 59 feridos no Gana

Pub.

Pelo menos 17 pessoas morreram e 59 ficaram feridas numa explosão que devastou parte da cidade Apiate, no Gana, causada por um acidente que envolveu um camião de transporte de material explosivo para uma mina.

De acordo com Ministro de Informação, Kojo Oppong-Nkrumah, informações preliminares revelam que o acidente envolvendo um camião que transportava materiais explosivos para uma empresa mineira, uma motocicleta e um terceiro veículo ocorreu perto de um transformador eléctrico e levou à explosão.

Publicidade

Já presidente da República, Nana Akufo-Addo, indicou que o acidente, “causou a perda de vidas e a destruição das propriedades dos moradores”. “O Governo não vai poupar esforços para garantir um rápido regresso à normalidade para os habitantes de Apiate”, sublinhou no Twitter.

O camião, que transportava explosivos deslocava-se para a mina Chirano, propriedade de uma empresa canadiana, colidiu com uma mota provocando uma enorme explosão. Pelo menos 17 pessoas foram mortas e 59 feridas foram resgatadas. Um vídeo publicado no Twitter mostra que uma enorme cratera se abriu na área da colisão. Além disso, diversos edifícios do entorno foram totalmente destruídos.

Publicidade

Das 59 pessoas feridas, 42 estão atualmente a ser tratadas em centros de saúde, “algumas delas em estado crítico”, acrescentou, realçando que, para evitar uma segunda explosão, uma equipa conjunta de peritos policiais e militares em explosões foi destacada para investigar a situação e pôr em prática medidas de segurança”, indicou o comunicado.

Todos os hospitais da área estão a ser mobilizados para tratar os feridos, tendo sido ativado um plano para transportar os que se encontram em estado crítico para instalações médicas em Acra, para tratamento, disse o Governo.

Publicidade

Fonte: Sputniknews.com

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo