Os Estados Unidos começaram a formar militares da Ucrânia na Alemanha para que aprendam a manusear o equipamento de combate que Washington está a enviar para Kiev, divulgou hoje o Departamento de Defesa (Pentágono) norte-americano. Os militares ucranianos estão a receber formação sobre o uso de veículos blindados e sistemas de radar que os norte-americanos disponibilizaram ao país para enfrentar a Rússia, referiu o porta-voz do Pentágono, John Kirby. A mesma fonte especificou que os soldados ucranianos estão a aprender a usar as armas Howitzer, que são fornecidas pelo governo dos EUA ao abrigo dos pacotes de assistência militar.
Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, pediu à NATO e aos Estados Unidos que parem de entregar armas à Ucrânia, se “estiverem realmente interessados em resolver a crise ucraniana”. Lavrov lembrou, em entrevista à agência de notícias oficial chinesa Xinhua, que “um fluxo contínuo de armas de todos os tipos tem entrado na Ucrânia através da Polónia e de outros países da NATO”.
Na terça-feira, líderes militares de cerca de 40 países reuniram-se em Ramstein, na Alemanha, tendo decidido passar a encontrar-se mensalmente para discutir o fortalecimento das capacidades militares da Ucrânia contra a Rússia.
C/ Dn.pt