Os Estados Unidos anunciaram ontem, domingo, ter abandonado oficialmente o tratado de defesa “Céus Abertos”. Este é um dos vários acordos internacionais rescindidos pelo governo Donald Trump.
O acordo “Céus Abertos” surgiu logo após o fim da Guerra Fria com o objectivo de verificar os movimentos militares e as medidas de controle de armas dos países signatários.
Trump, porém, disse em maio que a Rússia não cumpriu seus compromissos no acordo, que foi projetado para aumentar a confiança entre as superpotências. “A saída dos Estados Unidos entrou em vigor em 22 de novembro de 2020, e os Estados Unidos não são mais um Estado parte do Tratado de Céus Abertos”, anunciou o Departamento de Estado.
O acordo foi assinado em 1992 e entrou em vigor em 2002, permitindo que 35 países signatários, incluindo Estados Unidos e Rússia, realizassem sobrevôos de observação sobre os territórios uns dos outros.
Moscovo e Washington se acusaram mutuamente de violar os termos do acordo e, em maio, o governo Trump deu o aviso prévio de seis meses para abandonar o pacto.
Desde que Donald Trump chegou ao poder em 2017, os Estados Unidos desistiram do acordo nuclear iraniano, bem como do tratado de Paris contra a mudança climática.
Fonte: Jornal Estado de Minas