Pub.
Mundo

Espanha desmantela rede de fraude por internet e detém 45 pessoas

Pub.

As autoridades acabam de desmantelar uma organização criminosa das mais activas de Espanha que realizava fraudes pela internet e deteve 45 suspeitos, que terão lesado 2400 pessoas num total de 900 mil euros

A organização enganava os lesados através de 39 páginas da internet falsas e da utilização da técnica de ‘phishing’ em transações bancárias electrónicas. Estas permitem obter informações sobre contas e dados pessoais, segundo a agência de noticias espanhola

Publicidade

Os detidos, especializados em informática, também usavam a técnica conhecida como ‘vishing’. Roubavam informações bancárias confidenciais das vítimas e, em seguida, faziam-se passar por funcionários do banco para as alertar que tinham detetado actividades suspeitas nas suas contas.

Dessa forma, acabavam por solicitar as palavras passe, acenando com o perigo de estes clientes bancários perderem o seu dinheiro.

Publicidade

C/Agência AFP

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo