Pub.
Mundo
Tendência

Deputado maori é expulso de parlamento na Nova Zelândia após dançar haka

Pub.

Um deputado indígena da Nova Zelândia foi expulso da câmara de debates do Parlamento na quarta-feira (12) por dançar um haka maori em protesto contra o que ele disse serem argumentos racistas. Waititi disse aos parlamentares presentes na câmara que foi forçado a ouvir uma “enxurrada constante de insultos” dirigida aos povos indígenas.

O protesto de Rawiri Waititi aconteceu após um debate entre os parlamentares sobre os planos do governo de criar uma nova autoridade de saúde maori, como parte de mudanças radicais no sistema de saúde em geral. Alguns legisladores conservadores disseram que o plano é separatista. Waititi, o colíder do Partido Maori, disse que esses argumentos são uma retórica racista.

Publicidade

Waititi disse aos parlamentares presentes na câmara que foi forçado a ouvir uma “enxurrada constante de insultos” dirigida aos povos indígenas. Se esse tipo de atitude fosse aceitável, disse ele, “então considero esta Casa em descrédito”.

O orador Trevor Mallard então disse a Waititi para se sentar, mas, em vez disso, ele executou a haka, uma dança tradicional ou desafio acompanhado por um canto.

Publicidade

“Ordem. O membro agora vai deixar a câmara”, disse Mallard a Waititi, o que ele fez junto com a outra colíder de seu partido, Debbie Ngarewa-Packer.

“Laço colonial”

Esta não é a primeira vez que Waititi entra em confronto com Mallard. Em fevereiro ele venceu uma batalha contra o uso de gravata no Parlamento, encerrando uma antiga exigência de vestimenta para os homens que ele descreveu como um “laço colonial”. Mas Mallard recuou no dia seguinte, dizendo que as gravatas não seriam mais obrigatórias depois que um comitê de legisladores se manifestou a favor do fim da exigência. Mas a atual posição de Waititi não foi apoiada por todos os deputados.

Publicidade

Depois que Waititi saiu, Kelvin Davis, o vice-líder do Partido Trabalhista, apontou a base de apoio relativamente pequena do Partido Maori. “Nunca pense que um partido que obtém 1,2% dos votos realmente representa as opiniões da maioria dos maori”, disse Davis aos legisladores.

O que é um haka?

O nome haka é oficialmente um termo genérico para dança no idioma maori, mas acabou se tornando o significado de uma apresentação de guerra. Usado antigamente para preparar os guerreiros física e mentalmente para as batalhas, além de desafiar os oponentes, o haka é uma demonstração de orgulho, vigor, força, identidade e unidade de um povo – se encaixando perfeitamente nas apresentações dos jogadores de rúgbi.

Apesar de ser ligado normalmente à guerra, o haka também era usado em tempos de paz, principalmente para receber visitantes. A dança inclui batidas violentas das pernas no chão, tapas dos próprios participantes em seu corpo – principalmente braços, pernas e peito – e fortes expressões faciais, sendo a mais conhecida o movimento da língua para fora da boca. Tudo isso é acompanhado de um cântico dos próprios guerreiros.

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo