Pub.
Mundo

Colômbia: Novo malware usado em golpes para “sacar” dinheiro de caixas eletrónicos

Pub.

Foi detectado esta segunda-feira um novo vírus com capacidade para fazer caixas electrónicas “cuspir” dinheiro, prática conhecida como jackpotting. O ATMJaDi, conforme noticia o website techtudo.com.br, é um novo malware voltado para roubo em caixas eletrónicos, descoberto por especialistas em segurança da empresa Kaspersky. O trojan é programado para infectar a rede bancária de uma instituição financeira e rastrear máquinas para invadi-las e passar a controlá-las. Por enquanto, adianta o referido website, o ataque foi identificado apenas na Colômbia, mas pode se espalhar rapidamente para o Brasil.

Segundo a análise da Kaspersky, o malware foi construído para funcionar apenas em ambiente web e, por isso, não tem interface para operar com o teclado ou tela sensível ao toque. Essa característica dá a entender, acrescenta o jornal, que o software foi desenvolvido com a premissa de ataque remoto possivelmente a uma rede bancária comprometida previamente pelos hackers.

Publicidade

Uma vez instalado e com o caixa eletrónico sob controle, o “cavalo de tróia” executa códigos que a máquina entende como legítimos, fazendo-a acatar as ordens sem emitir alertas. A partir daí é possível forçar a ejeção de todo o dinheiro armazenado no equipamento. “Usualmente, vírus de caixas eletrónicos requerem algum tipo de ação direta do criminoso na preparação e na coleta do dinheiro. Com esse tipo de golpe, porém, a presença do criminoso só é requerida no final do golpe“, escreve o jornal electrónico.

Para especialistas da Kaspersky, apesar da sofisticação, o ataque é direcionado e, por isso, pode ser evitado. Para isso, basta que os caixas eletrónicos operem numa rede independente da instituição financeira e sejam monitorados com frequência.

Publicidade

C/ www.techtudo.com.br

Publicidade

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo