Um menino com apenas um ano e meio morreu na Arábia Saudita após uma zaragatoa de teste à Covid-19 se ter partido dentro da sua cavidade nasal. De acordo com a imprensa saudita, a criança foi hospitalizada e alvo de teste ao vírus por apresentar sintomas da doença, nomeadamente febre.
O ministro da saúde saudita ordenou de imediato uma investigação sobre o incidente e ligou para o pai da criança para oferecer as suas condolências tendo prometido acompanhar o caso pessoalmente.
O tio e tutor legal da criança, Mosaed al-Joufan, revelou ao Al Arabiya que após a zaragatoa se ter partido, os médicos colocaram o menino sob anestesia geral a fim de retirar o objeto em cirurgia. A operação demorou uma hora e os médicos disseram a Mosaed que tinha corrido tudo bem.
Este conta que depois de o sobrinho ter acordado pediu à enfermeira que o examinasse para ter a certeza que tudo tinha sido extraído. A enfermeira disse que o médico não estava disponível e pediu que se aguardasse.
Mais tarde, o menino acabou por perder a consciência e deixou de respirar. As vias respiratórias da criança estavam bloqueadas e esta acabou por morrer. O tio exige que o caso seja investigado e os responsáveis punidos.
C/CM.PT